info@goweb.pt
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais
XP Card

COVID-19: Orientações internacionais para emissão de aerossóis

A Cochrane Oral Health, reconhecida pela publicação de resumos de pesquisas internacionais, fidedignas, sobre saúde oral, acaba de partilhar uma revisão de vários documentos internacionais de orientação em matéria de procedimentos de geração de aerossóis (AGP), no atual contexto pandémico da COVID-19.

Em suma, foram avaliadas as recomendações emanadas em 58 países a respeito dos AGP e respetiva mitigação. Destes, 98% estabeleceram que os procedimentos de geração de aerossóis podem ser realizados em pacientes sem COVID-19.

Já 94% recomendaram o uso de máscara e óculos de proteção ou de protetor facial no atendimento de doentes não infetados. No que concerne a este tópico, 21 países deram orientações no sentido da utilização de máscaras cirúrgicas, enquanto 44 nações direcionaram para as FFP2/ N95 e 12 para as FFP3.

A revisão da Cochrane Oral Health concluiu ainda que as orientações dos países em questão carecem de evidências que permitam apoiar as diretrizes apresentadas.

O documento foi analisado pelo Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED), que constatou que o número de médicos dentistas infetados com COVID-19 pode ser menor do que o verificado noutras profissões da saúde, que recorrem também aos AGP. Motivo que levou o CED a sugerir à Cochrane Oral Health que averigue o papel do AGP na medicina dentária, os seus riscos e grau de infecciosidade.

A revisão e respetivo infográfico sobre esta matéria podem ser consultados em:

Aerosol generating procedures and their mitigation in international guidance documents (página no site da Cochrane Oral Health)
AGPs and their mitigation in International Guidelines (pdf no site da Cochrane Oral Health)
Publicado no dia 31 de julho de 2020

Fonte: https://www.omd.pt/2020/07/covid19-orientacoes-aerossois/